Formação Continuada: Percepções Docentes sobre as Contribuições de Processos Formativos Contínuos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12396

Palavras-chave:

Formação continuada, Prática docente, Interdisciplinaridade, Trabalho Coletivo

Resumo

Este estudo analisou a percepção de docentes sobre as contribuições de processos contínuos de formação nas suas práticas pedagógicas, em uma escola estadual de Santa Maria – RS. Um grupo de pesquisadores está inserido na instituição escolar desde 2011, na qual realiza processos formativos contínuos, partindo de distintas temáticas de acordo com a demanda local. Ao analisar conjuntamente esse processo, 20 representantes do corpo docente, estiveram presentes em uma entrevista semiestruturada, que contemplou questionamentos sobre os processos formativos e suas práticas pedagógicas. Para a apreciação das repostas, utilizou-se a Análise de Conteúdo, emergindo categorias conforme a frequência do que fora exposto pelas docentes. Os resultados demonstraram mudanças substanciais nas práticas pedagógicas, pois possibilitaram a articulação do trabalho coletivo por meio da dialogicidade, interdisciplinaridade e planejamento conjunto, resultando em uma prática pedagógica reflexiva, e também um maior envolvimento dos estudantes nas propostas desenvolvidas. Sobretudo ocorreu a contextualização de situações significantes relacionadas à comunidade com os conhecimentos específicos, assim como foram abordados e trabalhados nas formações. Por fim, observou-se que o empenho do grupo de pesquisa juntamente com as docentes, favoreceu com que novas propostas e estratégias metodológicas fossem utilizadas, assim como a consolidação da relação escola-universidade ao longo dos anos.

Biografia do Autor

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Santa Maria.

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde. Mestra em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde. Integrante do ​​Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES (UNIPAMPA)

​​

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade. Atuou como docente na rede pública municipal. Atualmente é mestranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Braz Carlan Rodrigues, C., Mendonça Menezes, K., & Candito, V. (2022). Formação Continuada: Percepções Docentes sobre as Contribuições de Processos Formativos Contínuos. Revista Contexto & Educação, 37(118), e12396. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12396