Formação Continuada: Percepções Docentes sobre as Contribuições de Processos Formativos Contínuos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12396Palabras clave:
Formação continuada, Prática docente, Interdisciplinaridade, Trabalho ColetivoResumen
Este estudo analisou a percepção de docentes sobre as contribuições de processos contínuos de formação nas suas práticas pedagógicas, em uma escola estadual de Santa Maria – RS. Um grupo de pesquisadores está inserido na instituição escolar desde 2011, na qual realiza processos formativos contínuos, partindo de distintas temáticas de acordo com a demanda local. Ao analisar conjuntamente esse processo, 20 representantes do corpo docente, estiveram presentes em uma entrevista semiestruturada, que contemplou questionamentos sobre os processos formativos e suas práticas pedagógicas. Para a apreciação das repostas, utilizou-se a Análise de Conteúdo, emergindo categorias conforme a frequência do que fora exposto pelas docentes. Os resultados demonstraram mudanças substanciais nas práticas pedagógicas, pois possibilitaram a articulação do trabalho coletivo por meio da dialogicidade, interdisciplinaridade e planejamento conjunto, resultando em uma prática pedagógica reflexiva, e também um maior envolvimento dos estudantes nas propostas desenvolvidas. Sobretudo ocorreu a contextualização de situações significantes relacionadas à comunidade com os conhecimentos específicos, assim como foram abordados e trabalhados nas formações. Por fim, observou-se que o empenho do grupo de pesquisa juntamente com as docentes, favoreceu com que novas propostas e estratégias metodológicas fossem utilizadas, assim como a consolidação da relação escola-universidade ao longo dos anos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).