Educação para Cidadania Global: Críticas e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12576Palavras-chave:
Educação para a Cidadania, Cidadania Global, ECGResumo
Este artigo aborda o tema da Educação para Cidadania Global (ECG) como proposta pedagógica. Para tanto, analisa a evolução do conceito de cidadania desde a Grécia Antiga até a integração dos direitos civis, políticos e sociais na idade contemporânea, bem como apresenta diferentes entendimentos acerca do fenômeno da globalização, adentrando no debate sobre o próprio conceito de cidadania global e suas implicações. Analisa as críticas que as propostas da ECG enfrentam entre pesquisadores em educação quanto à sua abordagem conceitual e aplicabilidade, inclusive no campo da formação de professores. Aborda o modelo de ECG proposto pela UNESCO e as normativas curriculares para formação de professores no Brasil. Baseado nas principais críticas do campo à ECG descritas, avalia os desafios para se construir como uma proposta pedagógica crítica e progressista, distante de modelos redentores ou consumistas de educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).