Educação para Cidadania Global: Críticas e Desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12576

Palavras-chave:

Educação para a Cidadania, Cidadania Global, ECG

Resumo

Este artigo aborda o tema da Educação para Cidadania Global (ECG) como proposta pedagógica. Para tanto, analisa a evolução do conceito de cidadania desde a Grécia Antiga até a integração dos direitos civis, políticos e sociais na idade contemporânea, bem como apresenta diferentes entendimentos acerca do fenômeno da globalização, adentrando no debate sobre o próprio conceito de cidadania global e suas implicações. Analisa as críticas que as propostas da ECG enfrentam entre pesquisadores em educação quanto à sua abordagem conceitual e aplicabilidade, inclusive no campo da formação de professores. Aborda o modelo de ECG proposto pela UNESCO e as normativas curriculares para formação de professores no Brasil. Baseado nas principais críticas do campo à ECG descritas, avalia os desafios para se construir como uma proposta pedagógica crítica e progressista, distante de modelos redentores ou consumistas de educação. 

Biografia do Autor

Arthur Poziomyck, UFRGS

Mestre em Educação (UFRGS). Especialista em Direito Internacional (UFRGS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Membro do GruPEV.

Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Coordenador do GruPEV.

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Poziomyck, A., & Guilherme, A. A. (2022). Educação para Cidadania Global: Críticas e Desafios. Revista Contexto & Educação, 37(118), e12576. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12576