Jovens Estudantes e Cultura Digital: Aspectos Bioculturais, Sociais e Econômicos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12764Palavras-chave:
Jovens. Educação e Ensino Médio. Cultura digital. Perfil socioeconômico.Resumo
A sociedade tem se modificado vertiginosamente a partir das novas práticas vinculadas ao mundo digital, incluindo a esfera da educação e especialmente a juventude. Nesse contexto de mudanças, a necessidade de produzir e atualizar conhecimentos sobre as identidades e culturas juvenis mostra-se premente. Assim, este artigo, fruto de uma pesquisa quantitativa com 806 questionários aplicados a estudantes em escolas públicas do Ensino Médio da cidade mineira de Uberlândia, apresenta alguns usos sociodigitais desses jovens, permeados por aspectos bioculturais, sociais e econômicos, como idade, sexo, etnia, religião, região, trabalho e renda familiar. Entre seus resultados, destaca-se o fato de não haver um perfil unívoco de jovem uberlandense da escola pública de Ensino Médio, mas antes distintos perfis que dependem de múltiplos fatores socioeconômicos que, por sua vez, influenciam e são influenciados pela própria cultura digital desses jovens. A pesquisa evidenciou ser possível compreender, simultaneamente, uma juventude global, conectada ao mundo remoto, e local, a partir dos usos digitais de jovens brasileiros, mineiros e uberlandenses que frequentam escolas públicas, cuja cultura digital é profundamente marcada pela intersecção das dimensões econômica, espacial, religiosa e étnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).