Jovens Estudantes e Cultura Digital: Aspectos Bioculturais, Sociais e Econômicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12764

Palabras clave:

Jovens. Educação e Ensino Médio. Cultura digital. Perfil socioeconômico.

Resumen

A sociedade tem se modificado vertiginosamente a partir das novas práticas vinculadas ao mundo digital, incluindo a esfera da educação e especialmente a juventude. Nesse contexto de mudanças, a necessidade de produzir e atualizar conhecimentos sobre as identidades e culturas juvenis mostra-se premente. Assim, este artigo, fruto de uma pesquisa quantitativa com 806 questionários aplicados a estudantes em escolas públicas do Ensino Médio da cidade mineira de Uberlândia, apresenta alguns usos sociodigitais desses jovens, permeados por aspectos bioculturais, sociais e econômicos, como idade, sexo, etnia, religião, região, trabalho e renda familiar. Entre seus resultados, destaca-se o fato de não haver um perfil unívoco de jovem uberlandense da escola pública de Ensino Médio, mas antes distintos perfis que dependem de múltiplos fatores socioeconômicos que, por sua vez, influenciam e são influenciados pela própria cultura digital desses jovens. A pesquisa evidenciou ser possível compreender, simultaneamente, uma juventude global, conectada ao mundo remoto, e local, a partir dos usos digitais de jovens brasileiros, mineiros e uberlandenses que frequentam escolas públicas, cuja cultura digital é profundamente marcada pela intersecção das dimensões econômica, espacial, religiosa e étnica.

Biografía del autor/a

Marili Peres Junqueira, Universidade Federal de Uberlândia

Marili Peres Junqueira é docente associada do Instituto de Ciências Sociais (Incis) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade de Federal de Uberlândia (UFU). Possui doutorado em Sociologia (2004), mestrado em Sociologia (1998) e graduação em Letras (Português-Italiano-1995), todos pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara/SP). Participou do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD), junto ao Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo)/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pós-Doutorado em Estudos de População (2020). Atua principalmente com Imigração, Sociologia Urbana e Ensino de Sociologia. Foi coordenadora do subprojeto de Ciências Sociais do PIBID/UFU/CAPES (2011 e 2018), e do subprojeto Sociologia da Residência Pedagógica UFU/CAPES (2018-2020). http://lattes.cnpq.br/5948736445694004. https://orcid.org/0000-0003-1406-8113. marili.junqueira@gmail.com

Ana Claudia Moreira Cardoso

Ana Claudia Moreira Cardoso é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo em co-tutela com a Universidade Paris 8 (2007). Mestre em Ciência Política (1998) e graduada em Ciências Sociais (1992) ambos pela Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Sociologia na Universidade de Brasília (2011) e no Centre de Recherche Sociologiques e Politiques de Paris - França (2013). Foi professora adjunta da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho (2013-1016) e professora visitante na Pós-Graduação do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018-2020). Realizou estágio de pesquisas no European Trade Union Institute - ETUI, Bruxelas (2017). Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, trabalho, desigualdade, movimento sindical, tempo de trabalho e de não trabalho, organização e gestão do trabalho, saúde do trabalhador e riscos psicossociais, trabalho digital, sociedade digital, produção de conhecimento, educação de adultos e metodologia de ensino. http://lattes.cnpq.br/3898149422199355. https://orcid.org/0000-0003-3279-9411. anacmc2@hotmail.com

Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Cristiane Fernandes da Silva é docente associada do Instituto de Ciências Sociais (Incis) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui doutorado (2007) e mestrado (2002) em Sociologia e graduação em Ciências Sociais (1999) pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu um programa de estágio de doutorado pela Universidade de Provença, na França (2005-2006). Atualmente, é pesquisadora colaboradora em nível de pós-doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhador, subjetividade, cultura, artesanato, arte, identidade, valor, juventude. http://lattes.cnpq.br/8911115844059985. https://orcid.org/0000-0002-9704-4717. cristafs@alumni.usp.br

Publicado

2022-07-18

Cómo citar

Junqueira, M. P., Cardoso, A. C. M., & Silva, C. A. F. da. (2022). Jovens Estudantes e Cultura Digital: Aspectos Bioculturais, Sociais e Econômicos. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(118), e12764. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12764