Institutos federais e arte: mapeamento de uma relação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13180Palavras-chave:
Institutos Federais, Arte, Educação integrada, mapeamentoResumo
O objetivo deste artigo é trazer um panorama de algumas relações possíveis entre o ensino de arte e a Educação Profissional oferecida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, problematizando a dualidade entre formação geral e formação profissional, diante da perspectiva da educação integrada. São apresentados dados analisados com o método da bricolagem em uma pesquisa qualitativa sobre a presença de docentes e cursos de Artes Visuais, Teatro, Dança e Música nos IFs, que aliados a uma discussão teórica sobre arte, poder e resistência baseada em Foucault, indicam que o ensino de arte pode se configurar como uma estratégia de resistência contra o modelo performativo neoliberal vigente nesse sistema de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).