Institutos federais e arte: mapeamento de uma relação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13180

Palabras clave:

Institutos Federais, Arte, Educação integrada, mapeamento

Resumen

O objetivo deste artigo é trazer um panorama de algumas relações possíveis entre o ensino de arte e a Educação Profissional oferecida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, problematizando a dualidade entre formação geral e formação profissional, diante da perspectiva da educação integrada. São apresentados dados analisados com o método da bricolagem em uma pesquisa qualitativa sobre a presença de docentes e cursos de Artes Visuais, Teatro, Dança e Música nos IFs, que aliados a uma discussão teórica sobre arte, poder e resistência baseada em Foucault, indicam que o ensino de arte pode se configurar como uma estratégia de resistência contra o modelo performativo neoliberal vigente nesse sistema de ensino.

Publicado

2022-09-23

Cómo citar

Fonseca do Amaral, C. G. (2022). Institutos federais e arte: mapeamento de uma relação. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(119), e13180. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13180

Número

Sección

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas