A educação profissional e tecnológica e a formação docente: uma trajetória de transformações e lutas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13183Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica; formação docente; trabalho e educaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de um resgate histórico, em suas primeiras manifestações e os desafios enfrentados neste momento. Este arcabouço se constrói no intuito de descortinar a realidade evidenciada em discussões que tratam da formação de professores no contexto da EPT que, desde a sua formação inicial, apresentam-se distantes de concepções teóricas que discutam o mundo do trabalho e a sua intrínseca relação com a educação. Somado a isso, insuficientes ainda são as políticas públicas para a adequada formação docente continuada, intensificadas nesse momento em nosso país com as políticas de desvalorização da educação de maneira geral. Além disso, as ações ofertadas, em sua maioria, são caracterizadas como aligeiradas e fragmentadas para um diagnóstico de constante necessidade por qualificação e valorização desses profissionais. É neste cenário que o docente, compreendido como um trabalhador que carece de uma sólida formação, está desafiado cotidianamente a garantir uma construção humana sólida e integral aos seus estudantes, que supere o mero atendimento às necessidades do mercado de trabalho, ainda mais explorador diante do cenário histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.