A educação profissional e tecnológica e a formação docente: uma trajetória de transformações e lutas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13183Palabras clave:
educação profissional e tecnológica; formação docente; trabalho e educaçãoResumen
O presente artigo tem por objetivo discutir a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de um resgate histórico, em suas primeiras manifestações e os desafios enfrentados neste momento. Este arcabouço se constrói no intuito de descortinar a realidade evidenciada em discussões que tratam da formação de professores no contexto da EPT que, desde a sua formação inicial, apresentam-se distantes de concepções teóricas que discutam o mundo do trabalho e a sua intrínseca relação com a educação. Somado a isso, insuficientes ainda são as políticas públicas para a adequada formação docente continuada, intensificadas nesse momento em nosso país com as políticas de desvalorização da educação de maneira geral. Além disso, as ações ofertadas, em sua maioria, são caracterizadas como aligeiradas e fragmentadas para um diagnóstico de constante necessidade por qualificação e valorização desses profissionais. É neste cenário que o docente, compreendido como um trabalhador que carece de uma sólida formação, está desafiado cotidianamente a garantir uma construção humana sólida e integral aos seus estudantes, que supere o mero atendimento às necessidades do mercado de trabalho, ainda mais explorador diante do cenário histórico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).