Reflexões sobre a construção de conhecimentos interdisciplinares em um curso técnico em alimentos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13185Resumo
O trabalho apresenta resultados da reconstrução de uma ação formativa planejada como forma de contextualização de conhecimentos disciplinares da física no contexto de um Curso de Técnico Integrado em Alimentos, no qual buscou-se inicialmente avaliar o potencial da integração de conhecimentos disciplinares por meio de aplicação prática de uma secadora artesanal. A interação entre as professoras de unidades curriculares distintas, uma do núcleo comum e outra do profissional resultou na negociação para uma ação formativa integradora, que seria materializada na forma de trabalho de conclusão de curso, explorando uma proposta para aplicação prática de conceitos físicos em métodos artesanais de secagem de alimentos. No terceiro semestre do curso os estudantes iniciavam um processo de interação de conhecimentos e no sexto buscava-se a integração deles na execução de uma prática usando a secadora artesanal de alimentos. Os resultados obtidos sinalizam que as atividades pautadas no emprego da secadora artesanal de frutas tem potencial para promover uma construção interdisciplinar de conhecimentos tal como preconiza a proposta de ensino técnico profissionalizante, mas precisa de um planejamento de como provocar uma efetiva integração de conhecimentos prévios sobre estudo do calor na secagem de alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.