Reflexões sobre a construção de conhecimentos interdisciplinares em um curso técnico em alimentos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13185Resumen
O trabalho apresenta resultados da reconstrução de uma ação formativa planejada como forma de contextualização de conhecimentos disciplinares da física no contexto de um Curso de Técnico Integrado em Alimentos, no qual buscou-se inicialmente avaliar o potencial da integração de conhecimentos disciplinares por meio de aplicação prática de uma secadora artesanal. A interação entre as professoras de unidades curriculares distintas, uma do núcleo comum e outra do profissional resultou na negociação para uma ação formativa integradora, que seria materializada na forma de trabalho de conclusão de curso, explorando uma proposta para aplicação prática de conceitos físicos em métodos artesanais de secagem de alimentos. No terceiro semestre do curso os estudantes iniciavam um processo de interação de conhecimentos e no sexto buscava-se a integração deles na execução de uma prática usando a secadora artesanal de alimentos. Os resultados obtidos sinalizam que as atividades pautadas no emprego da secadora artesanal de frutas tem potencial para promover uma construção interdisciplinar de conhecimentos tal como preconiza a proposta de ensino técnico profissionalizante, mas precisa de um planejamento de como provocar uma efetiva integração de conhecimentos prévios sobre estudo do calor na secagem de alimentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).