Reflexões sobre a construção de conhecimentos interdisciplinares em um curso técnico em alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13185

Resumo

O trabalho apresenta resultados da reconstrução de uma ação formativa planejada como forma de contextualização de conhecimentos disciplinares da física no contexto de um Curso de Técnico Integrado em Alimentos, no qual buscou-se inicialmente avaliar o potencial da integração de conhecimentos disciplinares por meio de aplicação prática de uma secadora artesanal. A interação entre as professoras de unidades curriculares distintas, uma do núcleo comum e outra do profissional resultou na negociação para uma ação formativa integradora, que seria materializada na forma de trabalho de conclusão de curso, explorando uma proposta para aplicação prática de conceitos físicos em métodos artesanais de secagem de alimentos. No terceiro semestre do curso os estudantes iniciavam um processo de interação de conhecimentos e no sexto buscava-se a integração deles na execução de uma prática usando a secadora artesanal de alimentos. Os resultados obtidos sinalizam que as atividades pautadas no emprego da secadora artesanal de frutas tem potencial para promover uma construção interdisciplinar de conhecimentos tal como preconiza a proposta de ensino técnico profissionalizante, mas precisa de um planejamento de como provocar uma efetiva integração de conhecimentos prévios sobre estudo do calor na secagem de alimentos.

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

Errobidart, N. C. G., Ribeiro, M. H. ., & Leite Munhoz, C. (2022). Reflexões sobre a construção de conhecimentos interdisciplinares em um curso técnico em alimentos. Revista Contexto & Educação, 37(119), e13185. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13185

Edição

Seção

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas