O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.21-51Resumo
Osobjetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreasjá existentes e no trabalho educativo da escola. Estes surgem como alternativaspara que, ao serem abordados de diferentes formas pelas diversas disciplinas,no âmbito interdisciplinar, o ensino se dê de forma mais globalizado e próximoda realidade do educando. Assim, torna-se necessário que cada professor,propicie um espaço para a abordagem de temas relevantes, atuais eprincipalmente que fazem parte da vida cotidiana dos alunos. Neste contexto,apresentamos no decorrer deste estudo uma proposta de inserção dos temastransversais Saúde, Meio Ambiente e Orientação Sexual no contexto escolar,através de práticas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos do PPG Educaçãoem Ciências: química da vida e saúde, da Universidade Federal de SantaMaria/RS. Logo, a partir dos resultados, reafirma-se a importância do papel doprofessor e da elaboração de propostas metodológicas a fim de permitir que oaluno amplie seu próprio conhecimento, mediante uma participação ativa einterativa, buscando melhorar a qualidade do ensino.Palavras-chave:temas transversais, práticas pedagógicas, ensino de ciências, professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).