O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Karoline Goulart Lanes Universidade Federal de Santa Maria/RS
  • Dário Vinícius Ceccon Lanes Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Uruguaiana-RS
  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal de Santa Maria/RS
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal de Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.21-51

Resumo

Osobjetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreasjá existentes e no trabalho educativo da escola. Estes surgem como alternativaspara que, ao serem abordados de diferentes formas pelas diversas disciplinas,no âmbito interdisciplinar, o ensino se dê de forma mais globalizado e próximoda realidade do educando. Assim, torna-se necessário que cada professor,propicie um espaço para a abordagem de temas relevantes, atuais eprincipalmente que fazem parte da vida cotidiana dos alunos. Neste contexto,apresentamos no decorrer deste estudo uma proposta de inserção dos temastransversais Saúde, Meio Ambiente e Orientação Sexual no contexto escolar,através de práticas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos do PPG Educaçãoem Ciências: química da vida e saúde, da Universidade Federal de SantaMaria/RS. Logo, a partir dos resultados, reafirma-se a importância do papel doprofessor e da elaboração de propostas metodológicas a fim de permitir que oaluno amplie seu próprio conhecimento, mediante uma participação ativa einterativa, buscando melhorar a qualidade do ensino.Palavras-chave:temas transversais, práticas pedagógicas, ensino de ciências, professores.

Biografia do Autor

Karoline Goulart Lanes, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Doutoranda do PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal de Santa Maria/RS

Dário Vinícius Ceccon Lanes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Uruguaiana-RS

Mestre em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal de Santa Maria/RS

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Doutorando do PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal de Santa Maria/RS

Vanderlei Folmer, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Dr. e orientador do PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal de Santa Maria/RS

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Lanes, K. G., Ceccon Lanes, D. V., Castro Pessano, E. F., & Folmer, V. (2015). O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Contexto & Educação, 29(92), 21–51. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.21-51