Discutindo a relação: o que dizem professores e alunos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.187-202Resumo
O objetivo deste texto é discutir a relação entre professores e alunos no contexto do Ensino Médio a partir da investigação realizada em uma escola pública estadual de um município de porte médio do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A relação entre professores e alunos é considerada a dinâmica central do funcionamento do cotidiano escolar e do exercício do trabalho docente. As recentes transformações na sociedade colocaram em questão a legitimidade de várias instituições, entre elas a escola. A sala de aula também se torna um local de instabilidade e, assim, a relação professor e aluno se faz problemática. Desentendimentos e incompreensões mútuas parecem incorporadas às rotinas escolares em muitos lugares gerando um mal-estar docente ante às dificuldades do trabalho escolar. A abordagem de pesquisa adotada é a qualitativa, uma vez que a intenção é descrever as variadas formas que as relações entre professores e alunos assumem no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).