Discutindo a relação: o que dizem professores e alunos

Authors

  • andrea becker narvaes

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.187-202

Abstract

O objetivo deste texto é discutir a relação entre professores e alunos no contexto do Ensino Médio a partir da investigação realizada em uma escola pública estadual de um município de porte médio do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.  A relação entre professores e alunos é considerada a dinâmica central do funcionamento do cotidiano escolar e do exercício do trabalho docente.  As recentes transformações na sociedade colocaram em questão a legitimidade de várias instituições, entre elas a escola. A sala de aula também se torna um local de instabilidade e, assim, a relação professor e aluno se faz problemática. Desentendimentos e incompreensões mútuas parecem incorporadas às rotinas escolares em muitos lugares gerando um mal-estar docente ante às dificuldades do trabalho escolar.  A abordagem de pesquisa adotada é a qualitativa, uma vez que a intenção é descrever as variadas formas que as relações entre professores e alunos assumem no contexto escolar.

Published

2012-11-10

How to Cite

narvaes, andrea becker. (2012). Discutindo a relação: o que dizem professores e alunos. Context and Education Journal, 27(88), 187–202. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.187-202