Discutindo a relação: o que dizem professores e alunos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.187-202Resumen
O objetivo deste texto é discutir a relação entre professores e alunos no contexto do Ensino Médio a partir da investigação realizada em uma escola pública estadual de um município de porte médio do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A relação entre professores e alunos é considerada a dinâmica central do funcionamento do cotidiano escolar e do exercício do trabalho docente. As recentes transformações na sociedade colocaram em questão a legitimidade de várias instituições, entre elas a escola. A sala de aula também se torna um local de instabilidade e, assim, a relação professor e aluno se faz problemática. Desentendimentos e incompreensões mútuas parecem incorporadas às rotinas escolares em muitos lugares gerando um mal-estar docente ante às dificuldades do trabalho escolar. A abordagem de pesquisa adotada é a qualitativa, uma vez que a intenção é descrever as variadas formas que as relações entre professores e alunos assumem no contexto escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.