A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.80-104Resumo
A inserção da Educação Ambiental (EA) no ensino de Ciências, assim como o enredo do uso do Livro Didático (LD) no processo de construção do conhecimento nas escolas; são temas discutidos atualmente. Nessa condição, fizemos uma análise na abordagem da EA nos LD, buscando levantar uma dimensão crítica desta temática, no que diz respeito a um dos recursos metodológicos mais utilizados por professores ao longo da história no ensino de Ciências e que permeia até os dias de hoje. Para este estudo, foram analisados 9 LD de Ciências (inseridos no Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, de 2011) do 7º ano do Ensino Fundamental, os quais constam nas coleções do guia do Livro Didático, por meio de uma metodologia qualitativa, consistindo na análise de conteúdo proposto por Bardin. Foram levantadas concepções com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambiente, conforme pressupostos teórico-metodológicos. A partir de uma análise reflexiva percebemos que na maioria dos LD, o foco pela EA é insuficiente ao processo de ensino e aprendizagem, além de não subsidiar as discussões e questões controversas pertinentes a essa temática nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).