A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Tatiane Cristina Possel Greter Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Rosangela Ines Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.80-104

Resumo

A inserção da Educação Ambiental (EA) no ensino de Ciências, assim como o enredo do uso do Livro Didático (LD) no processo de construção do conhecimento nas escolas; são temas discutidos atualmente. Nessa condição, fizemos uma análise na abordagem da EA nos LD, buscando levantar uma dimensão crítica desta temática, no que diz respeito a um dos recursos metodológicos mais utilizados por professores ao longo da história no ensino de Ciências e que permeia até os dias de hoje. Para este estudo, foram analisados 9 LD de Ciências (inseridos no Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, de 2011) do 7º ano do Ensino Fundamental, os quais constam nas coleções do guia do Livro Didático, por meio de uma metodologia qualitativa, consistindo na análise de conteúdo proposto por Bardin. Foram levantadas concepções com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambiente, conforme pressupostos teórico-metodológicos. A partir de uma análise reflexiva percebemos que na maioria dos LD, o foco pela EA é insuficiente ao processo de ensino e aprendizagem, além de não subsidiar as discussões e questões controversas pertinentes a essa temática nas escolas.

Biografia do Autor

Tatiane Cristina Possel Greter, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Rosangela Ines Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora do Curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Formada em Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio na UNIJUÍ. Especialista em Educação Química pela UNIJUÍ, - Ijuí, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM da UFFS. Coordenadora PIBID Química/UFFS, Campus Cerro Largo.

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Publicado

2015-09-05

Como Citar

Greter, T. C. P., & Uhmann, R. I. M. (2015). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 80–104. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.80-104