A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Autores

  • Alana Rigo Deon UNIJUI
  • Helena Copetti Callai Unijui

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.264-290

Resumo

O atual processo de globalização pautado em princípios da racionalidade instrumental tem trazido inúmeros paradoxos à sociedade atual. De um lado, o avanço das ciências, das tecnologias e informações; do outro, o aumento das dificuldades no enfrentamento das diferenças e desigualdades que estes avanços acabam por criar. Suas implicações incidem na educação escolar que possui a responsabilidade de formar cidadãos para a vivência em um mundo mais igualitário. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo é discutir as vias pelas quais a educação escolar e o ensino de Geografia podem contribuir para a formação cidadã, trazendo argumentos numa linha oposta ao pensamento hegemônico global. Parte-se do princípio de que uma escola de qualidade pautada pela via do conhecimento é condição e um desafio para a formação cidadã na atualidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico e se divide em três movimentos: primeiramente faz uma discussão teórica e documental acerca da complexidade na efetivação da cidadania no Brasil; posteriormente aborda a educação escolar, como condição fundamental para o exercício da cidadania. Finalmente, traz as possibilidades da Geografia escolar contribuir para a formação cidadã, a partir de seus conceitos e categorias de análise.

Palavras Chave: Cidadania. Conceitos. Educação Escolar. Geografia.

Biografia do Autor

Alana Rigo Deon, UNIJUI

Doutoranda em Educação nas Ciências. Mestra em Educação nas Ciências: área de Concentração Geografia pela Unijui RS. Licenciada em Geografia pela Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus
Erechim (2014). Integrante do grupo de pesquisa de Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais na Unijui. Atua principalmente na pesquisa das seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Livro Didático e Cidadania. Professora da Rede Estadual de Ensino.

Helena Copetti Callai, Unijui

graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado pela UAM - Universidade Autonoma de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Atualmente é pofessora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na UNIJUI e orienta no mestrado e doutorado em Geografia na UFRGS. É professora visitante na Universidad Academia de Humanismo Cristiano- Chile. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educacão, ensino, aprendizagem e ensino de geografia, e em curriculo e formação de professores, para o ensino superior e escola basica. É coordenadora do Program,a de Pós Graduação em Educação nas Ciências- Mestrado e Doutorado da UNIJUI. Coordena pela UNIJUI desde 2005 o Convenio Internacional UNIJUI-UAM-Universidad Autonoma de Madrid, e desde 2009 o convenio internacional da UNIJUI com a UAHC-Universidad Academia de Humanismo Cristiano de Santiago do Chile

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Publicado

2018-02-21

Como Citar

Deon, A. R., & Callai, H. C. (2018). A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 264–290. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.264-290