A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.264-290Resumo
O atual processo de globalização pautado em princípios da racionalidade instrumental tem trazido inúmeros paradoxos à sociedade atual. De um lado, o avanço das ciências, das tecnologias e informações; do outro, o aumento das dificuldades no enfrentamento das diferenças e desigualdades que estes avanços acabam por criar. Suas implicações incidem na educação escolar que possui a responsabilidade de formar cidadãos para a vivência em um mundo mais igualitário. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo é discutir as vias pelas quais a educação escolar e o ensino de Geografia podem contribuir para a formação cidadã, trazendo argumentos numa linha oposta ao pensamento hegemônico global. Parte-se do princípio de que uma escola de qualidade pautada pela via do conhecimento é condição e um desafio para a formação cidadã na atualidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico e se divide em três movimentos: primeiramente faz uma discussão teórica e documental acerca da complexidade na efetivação da cidadania no Brasil; posteriormente aborda a educação escolar, como condição fundamental para o exercício da cidadania. Finalmente, traz as possibilidades da Geografia escolar contribuir para a formação cidadã, a partir de seus conceitos e categorias de análise.
Palavras Chave: Cidadania. Conceitos. Educação Escolar. Geografia.
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