EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES MOTIVACIONAIS E REFLEXIVAS DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.287-302Resumo
A fim de qualificar o corpo docente que atua nos cursos nessa modalidade Educação a Distância (EaD) oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) desenvolve ações de formação continuada para os sujeitos que atuam nestes cursos. Inseridos nesse contexto encontramos os tutores a distância, responsáveis pelo desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos estudantes. A presente pesquisa de cunho qualitativo visa identificar as percepções dos tutores a distancia do curso de graduação em administração modalidade EaD sobre as motivações e reflexões geradas pela participação em atividades de formação continuada. Os pesquisados são tutores a distância que atuaram em duas edições do curso de Administração modalidade a distância. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pelo método denominado Discurso do Sujeito Coletivo, proposto por Lefèvree Lefèvre (2012), o qual se fundamenta a partir da teoria da Representação Social, permitindo desvelar os pensamentos, representações, valores e crenças de uma coletividade. A partir das análises foi gerado o Discurso Coletivizado intitulado “As Ações de Formação em EaD e as Percepções do Tutor a Distância"”, que embasaram algumas reflexões, demonstrando a análise critica dos sujeitos investigados sobre o processo de formação continuada da SEaD.
Palavras-chave: Formação Continuada, Educação a Distância, Tutor a Distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).