EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES MOTIVACIONAIS E REFLEXIVAS DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.287-302Resumo
A fim de qualificar o corpo docente que atua nos cursos nessa modalidade Educação a Distância (EaD) oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) desenvolve ações de formação continuada para os sujeitos que atuam nestes cursos. Inseridos nesse contexto encontramos os tutores a distância, responsáveis pelo desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos estudantes. A presente pesquisa de cunho qualitativo visa identificar as percepções dos tutores a distancia do curso de graduação em administração modalidade EaD sobre as motivações e reflexões geradas pela participação em atividades de formação continuada. Os pesquisados são tutores a distância que atuaram em duas edições do curso de Administração modalidade a distância. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pelo método denominado Discurso do Sujeito Coletivo, proposto por Lefèvree Lefèvre (2012), o qual se fundamenta a partir da teoria da Representação Social, permitindo desvelar os pensamentos, representações, valores e crenças de uma coletividade. A partir das análises foi gerado o Discurso Coletivizado intitulado “As Ações de Formação em EaD e as Percepções do Tutor a Distância"”, que embasaram algumas reflexões, demonstrando a análise critica dos sujeitos investigados sobre o processo de formação continuada da SEaD.
Palavras-chave: Formação Continuada, Educação a Distância, Tutor a Distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.