EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES MOTIVACIONAIS E REFLEXIVAS DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.287-302

Resumen

A fim de qualificar o corpo docente que atua nos cursos nessa modalidade Educação a Distância (EaD) oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) desenvolve ações de formação continuada para os sujeitos que atuam nestes cursos. Inseridos nesse contexto encontramos os tutores a distância, responsáveis pelo desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos estudantes. A presente pesquisa de cunho qualitativo visa identificar as percepções dos tutores a distancia do curso de graduação em administração modalidade EaD sobre as motivações e reflexões geradas pela participação em atividades de formação continuada. Os pesquisados são tutores a distância que atuaram em duas edições do curso de Administração modalidade a distância. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pelo método denominado Discurso do Sujeito Coletivo, proposto por Lefèvree Lefèvre (2012), o qual se fundamenta a partir da teoria da Representação Social, permitindo desvelar os pensamentos, representações, valores e crenças de uma coletividade. A partir das análises foi gerado o Discurso Coletivizado intitulado “As Ações de Formação em EaD e as Percepções do Tutor a Distância"”, que embasaram algumas reflexões, demonstrando a análise critica dos sujeitos investigados sobre o processo de formação continuada da SEaD.

Palavras-chave: Formação Continuada, Educação a Distância, Tutor a Distância.

Biografía del autor/a

Leandro da Silva Saggiomo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG Administrador do Instituto de Matemárica, Estatística e Física - IMEF/FURG Professor Formador do Curso de Graduação em Administração - EaD - FURG Mestre em Educação em Ciências - PPGEC - FURG Doutorando em Educação em Ciências - PPGEC - FURG

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURGInstituto de Matemática, Estatística e Física- IMEFPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Instituto de Matemática, Estatística e Física- IMEF
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Saggiomo, L. da S., & Pereira, E. C. (2019). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES MOTIVACIONAIS E REFLEXIVAS DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Contexto &Amp; Educación, 34(108), 287–302. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.287-302