A produção científica sobre a análise do comportamento e a educação: Uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari Programa de Pós-graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marília Bazan Blanco, Srta. Programa de Pós-graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Roberta Negrão de Araújo, Sra. Programa de Pós-graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.8832

Palavras-chave:

Análise do Comportamento. Educação. Revisão Sistemática de Literatura.

Resumo

Embora a Análise do Comportamento tenha se destacado em diversas áreas, vem sendo bastante criticada no âmbito educacional, entendida como reducionista e com pouca contribuição para a área. A partir do exposto, surgiu a indagação: “o que tem sido produzido em Análise do Comportamento para a Educação no Brasil?”. Logo, definiu-se como objetivo geral da presente Revisão Sistemática de Literatura: analisar os trabalhos científicos que usam os pressupostos da Análise do Comportamento voltados à Educação. Enquanto resultados, destacam-se os seguintes temas: ensino de pessoas com necessidades especiais, o ensino de leitura e Matemática, ensino de Psicologia e de Análise do Comportamento, formação de professores sob o enfoque da AC, o uso das Tecnologias Digitais e a Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Gonçalves Arantes Gennari, A. P., Bazan Blanco, M., & Negrão de Araújo, R. (2022). A produção científica sobre a análise do comportamento e a educação: Uma revisão sistemática de literatura. Revista Contexto & Educação, 37(118), e8832. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.8832