INTRODUZINDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO POR RUBRICAS POR INTERMÉDIO DE OFICINAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PILOTO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.54-73

Keywords:

Avaliação. Desempenho. Rubricas. Formação Inicial.

Abstract

This article searches to describe the experience of a workshop aimed at qualifying the assessment of academic performance through the use of rubrics (BROOKHART, 2013; FRANCIS, 2018; HOWELL, 2014), held with students of the Undergraduate Degree in Mathematics of a public university in the interior of Rio Grande do Sul. The relevance of the theme is due to the fact that initial training, in general, dispenses with few opportunities for futures teachers, throughout their undergraduate courses, to reflect and appropriate themselves about the meanings produced by the assessment in the teaching contexts. Thus, the production of alternative and complementary spaces to the regular classroom, such as those promoted through workshops, can contribute to expand the experiences of undergraduates regarding the ability to become more qualified evaluators in the exercise of their immediate roles (as students, through self-assessment or peer co-evaluation) or future (as teachers). The results of the pilot workshop experience point to the need to expand collective opportunities for discussion about assessment practices, as well as to instrumentalize futures teachers with theoretically oriented tools, with a view to procedures linked to the assessment, such as the example of the assessment via the use of rubrics. 

Author Biographies

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Doutorado e Mestrado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas, com Pós-Doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, no Rio Grande do Sul, tendo 21 anos de experiência em docência, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA) e integrante das redes Assessment in Higher Education Network (AHE) e Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). Suas pesquisas estão voltadas para: aprendizagens mediadas por tecnologias, agência e engajamento dos estudantes e avaliação no Ensino Superior.  

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa

É graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Possui mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É docente da área de Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Bagé, atuando em diversos cursos de engenharia e licenciaturas. Coordena os projetos “Produção de material didático para o ensino de Equações Diferenciais” e “Implementação dos métodos numéricos estudados na componente curricular de Cálculo numérico com propósito de ser usado como aplicativo de celular” e é colaborador no projeto “Materiais didáticos autorais e avaliação no ensino: políticas educacionais situadas”. Email: leandroblass@unipampa.edu.br.   Lattes: http://lattes.cnpq.br/7385942137403019 .  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2302-776X 

 

Sonia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa

É graduada em Matemática (Licenciatura) e em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Possui Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente do curso de Matemática-Licenciatura e do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Bagé. Coordena o projeto de pesquisa “Laboratório de Investigações Matemáticas” e é colaboradora no projeto “Materiais didáticos autorais e avaliação no ensino: políticas educacionais situadas” e no projeto “Inovação Pedagógica na formação acadêmico-profissional de profissionais do magistério/da educação”. Email: soniajunqueira@unipampa.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/4291668071705125   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5616-5344

Published

2021-02-23

How to Cite

Brasil Irala, V., Blass, L., & Maria da Silva Junqueira, S. (2021). INTRODUZINDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO POR RUBRICAS POR INTERMÉDIO DE OFICINAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PILOTO. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(113), 54–73. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.54-73