INTRODUZINDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO POR RUBRICAS POR INTERMÉDIO DE OFICINAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PILOTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.54-73

Palabras clave:

Avaliação. Desempenho. Rubricas. Formação Inicial.

Resumen

Este artigo busca descrever a experiência de uma oficina voltada à qualificação da avaliação de desempenho acadêmico via utilização de rubricas (BROOKHART, 2013; FRANCIS, 2018; HOWELL, 2014), realizada junto a estudantes da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul. A pertinência da temática se dá pelo fato de que a formação inicial, de forma geral, dispensa poucas oportunidades aos licenciandos, ao longo dos seus cursos de graduação, para refletirem e se apropriarem a respeito dos sentidos produzidos pela avaliação nos contextos de ensino. Dessa forma, a produção de espaços alternativos e complementares à sala de aula regular, como os promovidos por meio de oficinas, pode contribuir para ampliar as experiências dos graduandos a respeito da capacidade de se tornarem avaliadores mais qualificados no exercício dos seus papéis imediatos (como alunos, através da autoavaliação ou da coavaliação entre pares) ou futuros (como professores). Os resultados da experiência da oficina piloto apontam para a necessidade de ampliação das oportunidades coletivas para discussão sobre as práticas avaliativas, bem como instrumentalizar os licenciandos com ferramentas orientadas teoricamente, com vistas a qualificar os procedimentos vinculados à avaliação, como pode ser o exemplo da avaliação via utilização de rubricas. 

Biografía del autor/a

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Doutorado e Mestrado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas, com Pós-Doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, no Rio Grande do Sul, tendo 21 anos de experiência em docência, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA) e integrante das redes Assessment in Higher Education Network (AHE) e Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). Suas pesquisas estão voltadas para: aprendizagens mediadas por tecnologias, agência e engajamento dos estudantes e avaliação no Ensino Superior.  

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa

É graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Possui mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É docente da área de Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Bagé, atuando em diversos cursos de engenharia e licenciaturas. Coordena os projetos “Produção de material didático para o ensino de Equações Diferenciais” e “Implementação dos métodos numéricos estudados na componente curricular de Cálculo numérico com propósito de ser usado como aplicativo de celular” e é colaborador no projeto “Materiais didáticos autorais e avaliação no ensino: políticas educacionais situadas”. Email: leandroblass@unipampa.edu.br.   Lattes: http://lattes.cnpq.br/7385942137403019 .  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2302-776X 

 

Sonia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa

É graduada em Matemática (Licenciatura) e em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Possui Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente do curso de Matemática-Licenciatura e do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Bagé. Coordena o projeto de pesquisa “Laboratório de Investigações Matemáticas” e é colaboradora no projeto “Materiais didáticos autorais e avaliação no ensino: políticas educacionais situadas” e no projeto “Inovação Pedagógica na formação acadêmico-profissional de profissionais do magistério/da educação”. Email: soniajunqueira@unipampa.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/4291668071705125   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5616-5344

Publicado

2021-02-23

Cómo citar

Brasil Irala, V., Blass, L., & Maria da Silva Junqueira, S. (2021). INTRODUZINDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO POR RUBRICAS POR INTERMÉDIO DE OFICINAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PILOTO. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(113), 54–73. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.54-73