AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DISPOSTAS NOS MUROS DAS ESCOLAS: SIGNIFICADOS E DESVELAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO CIDADE - ESCOLA

Autores

  • Danielle De Marchi Tozatti Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Regina Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Eliane Aparecida Candotti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.234-246

Palavras-chave:

arte urbana, escola, cidade, muro escolar

Resumo

Este artigo aborda o muro que cerca as escolas como espaço de socialização revelador e instigador sobre o ambiente escolar. Aborda-se sobre temas grafite e pinturas encontrados nos muros de duas escolas na cidade de Londrina-Pr, uma escola pública e uma escola privada, como experiência, interessee desenvolvimento dos alunos por meio da participação e reconhecimento deste tipo de arte considerada urbana, e amplamente reconhecida por parte dos alunos, professores, familiares e comunidade. Para revisão bibliográfica foram sintetizadas as temáticas da linguagem expressa por meio da arte urbanaeda cidade formadora do conteúdo para a escola. Uma cidade e a educação escolar podem ser compreendidas por meio das representações dispostas nos muros das escolas.

Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, pós-doutora em Educação, Conhecimento e Sociedade, pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires. Docente da Universidade Estadual de Londrina no curso de Pedagogia, nos cursos de mestrado e doutorado em Educação e membro do grupo de pesquisa História e Ensino de História.

Eliane Aparecida Candotti, Universidade Estadual de Londrina

Eliane Aparecida Candoti, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, 2019. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

 

 

 

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Tozatti, D. D. M., Oliveira, S. R. F. de, & Candotti, E. A. (2021). AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DISPOSTAS NOS MUROS DAS ESCOLAS: SIGNIFICADOS E DESVELAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO CIDADE - ESCOLA. Revista Contexto & Educação, 36(113), 234–246. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.234-246