CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.66-81Keywords:
Currículo Integrado; Formação de Professores; LicenciaturaAbstract
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos junto a um projeto de pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender as concepções de currículo integrado presentes em cursos de Licenciatura de um Instituto Federal de Educação situado no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa apresenta natureza qualitativa, sendo as fontes de coleta de dados documentos pertencentes a dois cursos da área de Ciências da Natureza desta instituição. Foram também realizadas entrevistas com docentes que ministram as disciplinas de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) nos cursos mencionados. Como resultados têm-se que as PeCC se constituem como um dos principais espaços onde a articulação e a integração de conhecimentos pode ser realizada nas Licenciaturas desta instituição, entretanto, ainda são poucas as experiências de integração desenvolvidas nestes espaços, visto que existem dificuldades diversas, entre as quais, relacionadas com a estrutura organizacional dos cursos e da instituição. Algumas experiências de integração que acontecem nas PeCC estão associadas a aproximações teóricas e afinidades entre os docentes e entre as ementas das componentes envolvidas. Neste sentido, os professores desenvolvem o trabalho conforme compreensões individuais, o que sinaliza para a falta de unidade de ação e compreensão coletiva sobre o trabalho a ser desenvolvido.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).