CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Taniamara Chaves
  • Maria Teresinha Verle Kaefer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Daiane Rosa Chuquel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.66-81

Palabras clave:

Currículo Integrado; Formação de Professores; Licenciatura

Resumen

O presente trabalho apresenta os resultados obtidos junto a um projeto de pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender as concepções de currículo integrado presentes em cursos de Licenciatura de um Instituto Federal de Educação situado no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa apresenta natureza qualitativa, sendo as fontes de coleta de dados documentos pertencentes a dois cursos da área de Ciências da Natureza desta instituição. Foram também realizadas entrevistas com docentes que ministram as disciplinas de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) nos cursos mencionados. Como resultados têm-se que as PeCC se constituem como um dos principais espaços onde a articulação e a integração de conhecimentos pode ser realizada nas Licenciaturas desta instituição, entretanto, ainda são poucas as experiências de integração desenvolvidas nestes espaços, visto que existem dificuldades diversas, entre as quais, relacionadas com a estrutura organizacional dos cursos e da instituição. Algumas experiências de integração que acontecem nas PeCC estão associadas a aproximações teóricas e afinidades entre os docentes e entre as ementas das componentes envolvidas. Neste sentido, os professores desenvolvem o trabalho conforme compreensões individuais, o que sinaliza para a falta de unidade de ação e compreensão coletiva sobre o trabalho a ser desenvolvido.

Biografía del autor/a

Maria Teresinha Verle Kaefer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Docente de Pedagogia

Mestre em Educação

Daiane Rosa Chuquel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física

Bolsista Fapergs

Publicado

2020-09-09

Cómo citar

Chaves, T., Kaefer, M. T. V., & Chuquel, D. R. (2020). CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Revista Contexto &Amp; Educación, 35(112), 66–81. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.66-81

Número

Sección

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação