Por que Ensinar Ciências Para as Novas Gerações? Uma Questão Central Para a Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.11-24Abstract
Neste texto discuto as implicações das concepções implícitas de Ciência de professores em suas práticas docentes. Com esse objetivo trago para análise depoimentos apresentados, na forma escrita e oral, de estudantes-professores de Ciências(Química, Física, Biologia) em diferentes momentos de formação profissional (Graduação, Especialização e Mestrado) obtidos no âmbito de minha atuação docente, no decorrer de disciplinas que ministrei nesses espaços de formação. Os resultados dessa investigação apontam para a necessidade de se incluir reflexões de caráter epistemológico acerca da natureza do conhecimento científico no processo de formação de professores como elemento propulsor da construção da autonomia docente e da proposição de uma educação em Ciências mais afinada com valores direcionados para a convivência social e o respeito às múltiplas formas de identidades constituídas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).