Ser Professor: as Concepções dos Professores que Atuam nas Séries Iniciais

Authors

  • Ivania Nogaro URI - Erechim
  • Nilce Fátima Scheffer URI - Erechim
  • Arnaldo Nogaro

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.189-212

Abstract

A preocupação com a formação docente é justa à medida que ela é responsável pelo desenvolvimento dos sujeitos em escolarização. Assim, objetivou-se investigar, com professores atuantes no Ensino Fundamental, de uma escola pública e outra particular, que concepções possuem sobre “ser professor”. A coleta de dados ocorreu via entrevista e a análise, a partir de categorias criadas para este fim. Entre os resultados constatou-se que escolheram o magistério nem sempre por opção própria, embora haja os que o fizeram; que há necessidade de gostar do que se faz; que a afetividade e a abertura ao diálogo são fundamentais para o relacionamento
professor-aluno e à aprendizagem; e que, embora existam aspectos positivos em ser professor, como o reconhecimento por parte dos alunos e o crescimento pessoal e intelectual, os problemas vividos dentro da profissão geram um desconforto
e baixa motivação para o trabalho.

Author Biographies

Ivania Nogaro, URI - Erechim

Pedagoga. Especialista em Orientação Educacional e Supervisão escolar – URI – Campus de Erechim.

Nilce Fátima Scheffer, URI - Erechim

Doutora em Educação Matemática – Unesp/Rio Claro. Professora da URI – Campus de Erechim.

Arnaldo Nogaro

Mestre em Filosofia e Doutor em Educação – UFRGS. Professor da URI – Campus de Erechim.

Published

2013-05-20

How to Cite

Nogaro, I., Scheffer, N. F., & Nogaro, A. (2013). Ser Professor: as Concepções dos Professores que Atuam nas Séries Iniciais. Context and Education Journal, 22(77), 189–212. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.189-212