Ser Professor: as Concepções dos Professores que Atuam nas Séries Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.189-212Resumo
A preocupação com a formação docente é justa à medida que ela é responsável pelo desenvolvimento dos sujeitos em escolarização. Assim, objetivou-se investigar, com professores atuantes no Ensino Fundamental, de uma escola pública e outra particular, que concepções possuem sobre “ser professor”. A coleta de dados ocorreu via entrevista e a análise, a partir de categorias criadas para este fim. Entre os resultados constatou-se que escolheram o magistério nem sempre por opção própria, embora haja os que o fizeram; que há necessidade de gostar do que se faz; que a afetividade e a abertura ao diálogo são fundamentais para o relacionamentoprofessor-aluno e à aprendizagem; e que, embora existam aspectos positivos em ser professor, como o reconhecimento por parte dos alunos e o crescimento pessoal e intelectual, os problemas vividos dentro da profissão geram um desconforto
e baixa motivação para o trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).