CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.69.69-86Abstract
Temos desenvolvido atividades voltadas para a formação continuada de professores fundadas nos temas antitéticos característicos da “imaginação científica” e da produção do conhecimento (Holton, 1979), e tratados dinamicamente por meio dos três momentos pedagógicos (Delizoicov; Angotti, 1992). Provocamos a discussão de distintas concepções sobre a natureza da Ciências e a forma como tem evoluído a construção deste conhecimento. Ao valorizar a contribuição do viés epistemológico para a melhoria do ensino/aprendizagem de Ciência e de Física, assumimos as dimensões do processo edo produto e estruturamos atividades em torno do tema exemplar “energia: conservação e degradação”. Como resultados podemos afirmar que estas abordagens são potentes para se exercitar o confronto de idéias e, assim, contrastar as visões oficiais unívocas prevalentes nos sistemas de ensino. Além de enfrentar a forma individual de planejamento e as tarefas didático-pedagógicas, o envolvimento dos professores está indicando para mudança e evolução do coletivo constantemente desafiado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).