CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.69.69-86Resumen
Temos desenvolvido atividades voltadas para a formação continuada de professores fundadas nos temas antitéticos característicos da “imaginação científica” e da produção do conhecimento (Holton, 1979), e tratados dinamicamente por meio dos três momentos pedagógicos (Delizoicov; Angotti, 1992). Provocamos a discussão de distintas concepções sobre a natureza da Ciências e a forma como tem evoluído a construção deste conhecimento. Ao valorizar a contribuição do viés epistemológico para a melhoria do ensino/aprendizagem de Ciência e de Física, assumimos as dimensões do processo edo produto e estruturamos atividades em torno do tema exemplar “energia: conservação e degradação”. Como resultados podemos afirmar que estas abordagens são potentes para se exercitar o confronto de idéias e, assim, contrastar as visões oficiais unívocas prevalentes nos sistemas de ensino. Além de enfrentar a forma individual de planejamento e as tarefas didático-pedagógicas, o envolvimento dos professores está indicando para mudança e evolução do coletivo constantemente desafiado.
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