Do bacharelado à sala de aula: formação de docentes para a educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13160Palabras clave:
Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Bacharelado, LicenciaturaResumen
O presente estudo discute a formação e a inserção de docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da constatação de que historicamente foi priorizada a formação de bacharéis. Este aspecto representa um dos desafios à expansão e consolidação da Rede Federal que requer mudanças em outros setores da arena educacional para atender às novas demandas político-pedagógicas. O artigo analisa marcos históricos decisivos para a conformação do campo, examina alguns dispositivos da legislação e da literatura educacional brasileira. Questiona-se acerca do perfil docente da EPT, constituído a partir das heranças recebidas e em confronto com necessidades do momento presente e com os novos ideais pedagógicos. Entende-se que há certo consenso em torno do distanciamento das licenciaturas em relação aos ingressantes na carreira docente na EPT e, ao final, são apresentadas nuances desse hiato, que o estudo realizado indicou ter caráter de urgência mais evidente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.