Do bacharelado à sala de aula: formação de docentes para a educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13160Palabras clave:
Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Bacharelado, LicenciaturaResumen
O presente estudo discute a formação e a inserção de docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da constatação de que historicamente foi priorizada a formação de bacharéis. Este aspecto representa um dos desafios à expansão e consolidação da Rede Federal que requer mudanças em outros setores da arena educacional para atender às novas demandas político-pedagógicas. O artigo analisa marcos históricos decisivos para a conformação do campo, examina alguns dispositivos da legislação e da literatura educacional brasileira. Questiona-se acerca do perfil docente da EPT, constituído a partir das heranças recebidas e em confronto com necessidades do momento presente e com os novos ideais pedagógicos. Entende-se que há certo consenso em torno do distanciamento das licenciaturas em relação aos ingressantes na carreira docente na EPT e, ao final, são apresentadas nuances desse hiato, que o estudo realizado indicou ter caráter de urgência mais evidente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).