Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.1-2Abstract
A revista Contexto & Educação tem uma política editorial que privilegia a diversidade de temas e interações entre diferentes grupos de pesquisa sobre educação. Seguindo a sua tradição, o número 89 do volume 28 traz artigos resultantes de pesquisas, que foram apresentados no II Simposio Internacional Geopolítica Y Diplomacia, pelos participantes do grupo internacional de investigação sobre Geopolítica y Educación (PRO-10), coordenado pelo Dr Clemente Herrero Fabregat.
A temática geopolítica e educação é relevante no contexto escolar para professores e alunos. Permite que estes reconheçam as relações entre a geopolítica global e o local, se situem crítica e imaginativamente na sociedade em que vivem, compreendam seus problemas e a partir deles busquem soluções. Identidades críticas assim constituídas, inscritas no lugar, rompem com a massificação dos sujeitos, uma das marcas desse novo cenário geopolítico.
A descrição elaborada por Clemente Herrera para situar os artigos publicados articula os diversos temas ao contexto geopolítico discutido, de modo a fornecer um conjunto que contribui para a compreensão dos problemas geopolíticos atuais que se refletem no cotidiano das pessoas.
A resenha sobre o livro “O Mito da boa vida na cidade”, de Bruna Zeni, contribui para a discussão proposta.
Cabe, ainda, evidenciar que a partir do número 86 a Revista Contexto& Educação passou a ser publicada apenas em formato eletrônico pelo Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas – SEER/OJS, com ISSN 2179-1309, que substitui a versão impressa com ISSN 0102-8758. A partir do número 89, em apresentação, a mesma será publicada quadrimestralmente. Também queremos informar que os números de 1 a 85 publicados no formato impresso estão sendo disponibilizados no sistema (SEER/OJS).
Estamos recebendo a submissão de artigos até 30 de setembro de 2013, para serem publicados em janeiro de 2014Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
