Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.1-2Resumen
A revista Contexto & Educação tem uma política editorial que privilegia a diversidade de temas e interações entre diferentes grupos de pesquisa sobre educação. Seguindo a sua tradição, o número 89 do volume 28 traz artigos resultantes de pesquisas, que foram apresentados no II Simposio Internacional Geopolítica Y Diplomacia, pelos participantes do grupo internacional de investigação sobre Geopolítica y Educación (PRO-10), coordenado pelo Dr Clemente Herrero Fabregat.
A temática geopolítica e educação é relevante no contexto escolar para professores e alunos. Permite que estes reconheçam as relações entre a geopolítica global e o local, se situem crítica e imaginativamente na sociedade em que vivem, compreendam seus problemas e a partir deles busquem soluções. Identidades críticas assim constituídas, inscritas no lugar, rompem com a massificação dos sujeitos, uma das marcas desse novo cenário geopolítico.
A descrição elaborada por Clemente Herrera para situar os artigos publicados articula os diversos temas ao contexto geopolítico discutido, de modo a fornecer um conjunto que contribui para a compreensão dos problemas geopolíticos atuais que se refletem no cotidiano das pessoas.
A resenha sobre o livro “O Mito da boa vida na cidade”, de Bruna Zeni, contribui para a discussão proposta.
Cabe, ainda, evidenciar que a partir do número 86 a Revista Contexto& Educação passou a ser publicada apenas em formato eletrônico pelo Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas – SEER/OJS, com ISSN 2179-1309, que substitui a versão impressa com ISSN 0102-8758. A partir do número 89, em apresentação, a mesma será publicada quadrimestralmente. Também queremos informar que os números de 1 a 85 publicados no formato impresso estão sendo disponibilizados no sistema (SEER/OJS).
Estamos recebendo a submissão de artigos até 30 de setembro de 2013, para serem publicados em janeiro de 2014Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).