O GAIATO NO NAVIO: INTERFACES ENTRE LITERATURA DE VIAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Tânia M. Cabral
  • Christiane Gioppo
  • Raquel I. Bueno

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.50-73

Abstract

Neste artigo discutimos interfaces entre o ensino de ciências e a literatura de viagem.  O texto foi dividido em três partes: na primeira apresentamos pesquisas que estabelecem relações entre a literatura e o ensino de ciências, revendo pesquisadores precursores nesta área.  Entre eles, destacamos a professora Maria José P. de Almeida, cujo trabalho específico nas áreas de Leitura e Literatura certamente inspirou muitas pesquisas.  Na segunda parte, apresentamos características da literatura de viagem, considerando e pinçando o olhar de teóricos deste gênero literário.  Finalmente, propomos um entrelaçamento entre a literatura de viagem e o ensino de ciências por meio da análise de O Diário do Beagle, escrito pelo viajante inglês Charles Darwin, entre os anos de 1831 e 1836.

Author Biographies

Tânia M. Cabral

Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM/UFPR, bolsista do Projeto Observatório da Educação/ CAPES e professora do sistema público de ensino do Estado do Paraná

Christiane Gioppo

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade do Estado da Carolina do Norte e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná

Raquel I. Bueno

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná

Published

2012-09-14

How to Cite

Cabral, T. M., Gioppo, C., & Bueno, R. I. (2012). O GAIATO NO NAVIO: INTERFACES ENTRE LITERATURA DE VIAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS. Context and Education Journal, 26(86), 50–73. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.50-73

Issue

Section

Artigos