O GAIATO NO NAVIO: INTERFACES ENTRE LITERATURA DE VIAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Tânia M. Cabral
  • Christiane Gioppo
  • Raquel I. Bueno

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.50-73

Resumo

Neste artigo discutimos interfaces entre o ensino de ciências e a literatura de viagem.  O texto foi dividido em três partes: na primeira apresentamos pesquisas que estabelecem relações entre a literatura e o ensino de ciências, revendo pesquisadores precursores nesta área.  Entre eles, destacamos a professora Maria José P. de Almeida, cujo trabalho específico nas áreas de Leitura e Literatura certamente inspirou muitas pesquisas.  Na segunda parte, apresentamos características da literatura de viagem, considerando e pinçando o olhar de teóricos deste gênero literário.  Finalmente, propomos um entrelaçamento entre a literatura de viagem e o ensino de ciências por meio da análise de O Diário do Beagle, escrito pelo viajante inglês Charles Darwin, entre os anos de 1831 e 1836.

Biografia do Autor

Tânia M. Cabral

Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM/UFPR, bolsista do Projeto Observatório da Educação/ CAPES e professora do sistema público de ensino do Estado do Paraná

Christiane Gioppo

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade do Estado da Carolina do Norte e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná

Raquel I. Bueno

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2012-09-14

Como Citar

Cabral, T. M., Gioppo, C., & Bueno, R. I. (2012). O GAIATO NO NAVIO: INTERFACES ENTRE LITERATURA DE VIAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 26(86), 50–73. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.50-73

Edição

Seção

Artigos