O GAIATO NO NAVIO: INTERFACES ENTRE LITERATURA DE VIAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.50-73Resumen
Neste artigo discutimos interfaces entre o ensino de ciências e a literatura de viagem. O texto foi dividido em três partes: na primeira apresentamos pesquisas que estabelecem relações entre a literatura e o ensino de ciências, revendo pesquisadores precursores nesta área. Entre eles, destacamos a professora Maria José P. de Almeida, cujo trabalho específico nas áreas de Leitura e Literatura certamente inspirou muitas pesquisas. Na segunda parte, apresentamos características da literatura de viagem, considerando e pinçando o olhar de teóricos deste gênero literário. Finalmente, propomos um entrelaçamento entre a literatura de viagem e o ensino de ciências por meio da análise de O Diário do Beagle, escrito pelo viajante inglês Charles Darwin, entre os anos de 1831 e 1836.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).