ENTRE NARRATIVAS E SIGNIFICAÇÕES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O OLHAR DO IMAGINÁRIO SOCIAL

Autores

  • Monique Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Valeska Fortes Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Janine Bochi Amaral Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.128-147

Resumo

O Brasil possui uma grande parte da população em condição de analfabetismo, por isso cabe a nós educadores, olharmos a Educação de Jovens e Adultos com mais atenção. A partir da ideia de que o mundo social-histórico sempre está relacionado com o simbólico, desenvolvemos uma investigação sobre as significações imaginárias dos alunos adultos frequentadores da EJA, acerca da escola. Realizamos entrevistas com alunos da EJA, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, buscando dar visibilidade as suas significações sobre a escola. Além de refletir acerca dos imaginários instituídos e instituintes sobre a escolarização tardia, problematizar a função da escola na sociedade atual, pensar o papel da formação de professores neste contexto e olhar a Educação de Jovens e Adultos pela lente sensível do Imaginário Social.

Biografia do Autor

Monique Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Bolsistas CAPES/DS, participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), todos na Universidade Federal de Santa Maria. Professora Substituta do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete.

Valeska Fortes Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), ambos na Universidade Federal de Santa Maria.

Janine Bochi Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), todos pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Como Citar

Silva, M., Oliveira, V. F., & Amaral, J. B. (2012). ENTRE NARRATIVAS E SIGNIFICAÇÕES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O OLHAR DO IMAGINÁRIO SOCIAL. Revista Contexto & Educação, 27(87), 128–147. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.128-147