ENTRE NARRATIVAS E SIGNIFICAÇÕES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O OLHAR DO IMAGINÁRIO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.128-147Resumen
O Brasil possui uma grande parte da população em condição de analfabetismo, por isso cabe a nós educadores, olharmos a Educação de Jovens e Adultos com mais atenção. A partir da ideia de que o mundo social-histórico sempre está relacionado com o simbólico, desenvolvemos uma investigação sobre as significações imaginárias dos alunos adultos frequentadores da EJA, acerca da escola. Realizamos entrevistas com alunos da EJA, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, buscando dar visibilidade as suas significações sobre a escola. Além de refletir acerca dos imaginários instituídos e instituintes sobre a escolarização tardia, problematizar a função da escola na sociedade atual, pensar o papel da formação de professores neste contexto e olhar a Educação de Jovens e Adultos pela lente sensível do Imaginário Social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).