DEBATES SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.1-3Abstract
Nos últimos anos, no campo da Educação, discutem-se, insistentemente, os problemas relativos ao desenvolvimento de currículo e a formação docente, a partir de diversos temas e espaços. Neste número 91, reunimos sete artigos que discutem a questão do currículo, de pontos de vista distintos entre si, mas perfeitamente intercambiáveis pelas diversas perspectivas abordadas. O primeiro intitulado “Redes de conversação: virtualizações e atualizações na tecitura do currículo de um curso online de licenciatura em ciências”, de Ivane Almeida Duvoisin, da Universidade do Rio Grande – FURG, trata da investigação sobre o fluxo do linguajear e do emocionar do habitar humano emergente da rede de conversação (RP), constituido no conversar sobre um Curso OnLine de Licenciatura de Ciências para elaborar o Projeto Pedagógico e o Currículo do Curso, centrado na emergência das recordações, evocações, imaginações e simulações possibilitadas a aos professores, enquanto atualizavam o currículo em constante movimento. O artigo “O trabalho docente do professor de educação física em escolas com diferentes fatores sócioeconômicos e demográficos: estratégias e saberes construídos, de Kelber Ruhena Abrão e Grace Coswig Baysdorf, tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física de três instituições de ensino de Pelotas/RS: uma escola da zona rural, uma particular e outra municipal. É um estudo descritivo sobre trabalho docente destes professores e saberes necessários à prática docente. Os professores de Educação Física, na cotidianidade do seu trabalho, constroem estratégias e saberes singulares, com vistas às demandas e exigências decorrentes do ato de lecionar em instituições específicas, revisando suas escolhas, possibilidades e saberes mobilizados para atuação profissional. Já o texto “O currículo integrado do proeja do IFRS- campus Bento Gonçalves: uma possibilidade real e complexa de efetivação em sala de aula”, de Lílian Escandiel Crizel, Camila Greff Passos, José Claudio Del Pino, apresenta a interlocução do material proveniente da análise dos documentos do currículo com os referenciais utilizados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados apontam que a implementação da proposta do currículo integrado não é fácil, pois necessita a modificação do contexto escolar, num envolvimento de toda a comunidade envolvida. A questão ambiental no currículo é tema da pesquisa “A relação entre educação ambiental e a educação de jovens e adultos sob a perspectiva da trajetória dos educadores”, de Rones de Deus Paranhos & Marilda Shuvartz. Os autores buscaram elementos para compreender como inserir a Educação Ambiental (EA) na EJA, ouvindo os professores que apontaram dificuldades desde a própria formação inicial. A investigação indicou a imprescindibilidade da formação continuada dos professores, bem como da reformulação da proposta pedagógica municipal para EJA de forma a contemplar a Educação Ambiental. Uma questão importante no processo de escolarização é tratada no artigo “ A Relação família e escola no encaminhamento de estudantes para salas de apoio” de Heloiza Iracema Luckow, que mostra as contribuições desta relação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. O estudo buscou compreender os sentidos atribuídos por pais ao encaminhamento de seus filhos para a Sala de Apoio Pedagógico (SAP), que sendo tratada de forma clara permite aos pais entenderem o processo e colaborarem para um melhor aprendizado de seus filhos. O artigo “Desafio de ser professor universitário em instituição privada na área da saúde” Rosilene Andrade Silva Rodrigues, Pedro Henrique S. Castro Miziara e Leni Aparecida Souto Miziara, apresenta uma abordagem reflexiva sobre a docência no ensino superior em instituições privadas na área da saúde, com o objetivo de discutir a superação do modelo de professores universitários como especialistas. Enfatiza a necessidade de formar mestres e doutores com conhecimentos específicos e dos contextos tecnológicos, sociais, pedagógicos e didáticos, que são essenciais ao processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos. Para encerrar este número, Ronaldo Queiroz de Morais, no seu artigo, “O estrondo da modernidade no exército: as reformas curriculares e as revoltas militares na primeira república” historia o duplo combate modernizante ocorrido após o fim da monarquia brasileira. De um lado, reformas no ensino com o propósito de intensificar a disciplina forja uma identidade militar moderna e de outro, revoltas militares de tom político-militar procuraram acelerar a modernização do país. Este duplo combate acabou influenciando na organização do currículo escolar como bem chama atenção o autor. Estes textos constituem um incentivo a reflexão e debate sobre currículo e formação docente em sua diversidade de abordagens, longe de esgotar o tema, mas constituindo um conjunto de referencias para tematiza-lo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.