As formas de contribuição dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.72-105Abstract
Resumo A presente investigação é uma pesquisa do tipo estudo de caso, que visa analisar as contribuições dos Estágios, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, para o processo de aprender a ser professor. Esta investigação realizou-se no ano letivo de 2009, com um grupo de licenciandos da primeira turma que vivenciou a atual organização curricular. Utilizamos dos aportes teóricos de Fuller (1969) e de Beach e Pearson (1998) para analisar a progressão do desenvolvimento profissional dos licenciandos. Verificamos que mesmo frente a algumas inadequações do Curso às Diretrizes Curriculares Nacionais, a maioria dos licenciandos evoluiu em seu processo de desenvolvimento profissional, com o apoio de atividades que oportunizaram a reflexão sistemática entre as teorias de ensino e aprendizagem, os conflitos encontrados nos períodos de regência de classe, e a sua relação com o sistema de crenças que embasou as práticas empreendidas nas Escolas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).