As formas de contribuição dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos

Autores/as

  • Camila Greff Passos UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.72-105

Resumen

Resumo A presente investigação é uma pesquisa do tipo estudo de caso, que visa analisar as contribuições dos Estágios, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, para o processo de aprender a ser professor. Esta investigação realizou-se no ano letivo de 2009, com um grupo de licenciandos da primeira turma que vivenciou a atual organização curricular. Utilizamos dos aportes teóricos de Fuller (1969) e de Beach e Pearson (1998) para analisar a progressão do desenvolvimento profissional dos licenciandos. Verificamos que mesmo frente a algumas inadequações do Curso às Diretrizes Curriculares Nacionais, a maioria dos licenciandos evoluiu em seu processo de desenvolvimento profissional, com o apoio de atividades que oportunizaram a reflexão sistemática entre as teorias de ensino e aprendizagem, os conflitos encontrados nos períodos de regência de classe, e a sua relação com o sistema de crenças que embasou as práticas empreendidas nas Escolas.

Biografía del autor/a

Camila Greff Passos, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Camila Greff Passos Possui graduação em QUÍMICA LICENCIATURA pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e MESTRADO EM QUÍMICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora contratada no IQ da UFRGS e DOUTORANDA no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS, com projeto de tese: O Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: conquistas e desafios frente à reformulação curricular de 2005. Tem experiência na área de Química, com ênfase na formação de professores de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem de Química, reformas curriculares e desenvolvimento profissional docente.

José Claudio Del Pino, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

José Claudio Del Pino Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Publicado

2013-10-16

Cómo citar

Passos, C. G., & Del Pino, J. C. (2013). As formas de contribuição dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. Revista Contexto &Amp; Educación, 28(90), 72–105. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.72-105