DA ANTROPOLOGIA AOS FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.52-78Abstract
O homem como problema, em si e para si, sua humanização, formação e autoconstrução. As possibilidades da realização humana ao colocar o homem como problema de si mesmo. A natureza essencial da educação, o seu sentido amplo e seu fundamento antropológico. A humanização desumanizadora e a formação deformadora no contexto do modo de produção e vida capitalista. As contradições da sociabilidade do capital e a repercussão no processo de fazer-se homem dos homens. Estas são algumas das questões inicialmente refletidas neste artigo, a partir do materialismo histórico-dialético.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).