DA ANTROPOLOGIA AOS FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Autores/as

  • Iael de Souza UFPI - Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.52-78

Resumen

O homem como problema, em si e para si, sua humanização, formação e autoconstrução. As possibilidades da realização humana ao colocar o homem como problema de si mesmo. A natureza essencial da educação, o seu sentido amplo e seu fundamento antropológico. A humanização desumanizadora e a formação deformadora no contexto do modo de produção e vida capitalista. As contradições da sociabilidade do capital e a repercussão no processo de fazer-se homem dos homens. Estas são algumas das questões inicialmente refletidas neste artigo, a partir do materialismo histórico-dialético.

Biografía del autor/a

Iael de Souza, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Educação. Mestre em Ciências Sociais pela UNESP-Marília e Doutoranda em Educação pela UNICAMP.

Publicado

2016-11-04

Cómo citar

Souza, I. de. (2016). DA ANTROPOLOGIA AOS FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Revista Contexto &Amp; Educación, 31(98), 52–78. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.52-78